Por que pintar usando uma única cor e não usar rascunhos?
Pintar usando uma única cor é sempre um maior e ótimo desafio. A limitação para se desenvolver formas e volumes ficam à cargo da luz e sombra e, sem o uso de cores variadas, unicamente dos valores tonais.
Nessas duas artes em meu sketchbook usei apenas esses valores à partir do preto. Na primeira imagem - baseada em foto colorida do ator Heath Ledger, o Coringa de O Cavaleiro das Trevas (nos bastidores, durante o início da maquiagem) -, esse processo de transformação do colorido para o preto e branco fica ainda mais difícil, pois você tem que partir exclusivamente das luzes e sombras para descobrir a forma em seu todo, em uma única cor, e seus valores. Já para a arte do ator Clint Eastwood, me baseei em foto monocromática, mesmo, o que já facilitou um tanto e foi quase que praticamente uma reprodução, apenas.
Bom ressaltar que para ambas as artes não usei nenhum tipo de rascunho, fui diretamente na tinta à partir da observação, ao que chamamos alla prima e que é um processo de pintura que venho apreciando muito trabalhar e desenvolver cada vez mais, por sua dificuldade e insistência nas habilidades de observação e finalização dos trabalhos. Vale muito à pena experimentar estudos do tipo para o nosso desenvolvimento artístico e, com isso, não nos atermos a pormenores nem nos limitarmos a traços, o que muito das vezes nos priva de ir além daquilo que podemos desenvolver. Contudo, nos desenvolve uma rapidez surpreendente, o que fez com que eu finalizasse essas duas artes com menos de dez minutos cada uma.
Comentários
Postar um comentário