Pular para o conteúdo principal

a escolha da técnica depende do material ou o material depende da técnica?




Eu já havia decidido não usar colorização digital em O Sopro Sagrado, A Grande Epopéia,  mas para definir como pintar as cores dessa obra, precisei fazer alguns pequenos mas fundamentais testes, usando materiais e técnicas de aplicações diferentes em cada um deles. Pouco distintos para muitos, mas para quem já tem certa experiência faz uma diferença que vai do 8 ao 80.

Acima, uma das imagens rascunhadas no sketchbook, como estudo de cena (ângulo, iluminação e movimentos das personagens). Posteriormente a mesma foi para a mesa de luz para ser redesenhada no papel adequado. Abaixo, na primeira cena, temos um papel Fabriano 300g e os traços a nankin, com bico-de-pena e caneta. Já na segunda cena, traços à lápis fine art Cretacolor 2B e HB em papel Montval 300g.




Posteriormente, iria fazer o mesmo teste de cores usando a mesma técnica, apenas invertendo os papéis (literalmente). Mas não precisei chegar a essa segunda opção, ainda bem!

Essa parte do processo criativo com a escolha do material usado, para este trabalho, tem uma importância muito grande, já que essa história em quadrinhos ultrapassará uma centena de páginas, e ao começar a pintar a primeira página a mesma técnica com o mesmo visual estético deve-se manter com a mesma identidade, do começo ao fim, mesmo que para a conclusão de todo o trabalho tudo isso dure mais de um ano e minha arte evolua tecnicamente durante esse período.





 ***


Essa pintura, como teste de colorização para as páginas de O Sopro Sagrado, no papel Montval, numa boa... Ele favorece apenas no custo, mas é o barato que sai caro. Parei por aqui, como podem ver na imagem com a pintura inacabada. O Montval, definitivamente, não é nem um pouco adequado para o que pretendo e com a qualidade que proponho. Automaticamente ele pede retoques o tempo todo, coisa que o Fabriano não faz. Este aceita a tinta exatamente como eu quero que ele aceite e cria, por conta própria, as melhores manchas sem prejudicar em nada o visual do trabalho, e mesmo se eu não as quiser, ele me deixa muito tranquilo para direcionar a tinta e a água sem dificuldade alguma. Já o Montval nos obriga a retocar vários detalhes ou áreas inteiras, várias vezes,e com isso só estragamos as pinceladas já dadas e com resultados não obtidos.

Por fim, está decidido: O Sopro Sagrado, a Grande Epopéia será totalmente desenhado à lápis, com traços em primeiro plano delineados à nankin usando-se de pincéis e bicos-de-pena. Em segundo plano à caneta nankin e muitos traços de pequenos detalhes e planos de fundo deixados à lápis, mesmo. As cores, claro, aquarelas (usarei as inglesas Winsor & Newton Artist - pastilhas - e as japonesas Holbein - bisnagas), pincéis 00, 01, 04 e 20 da Winsor & Newton, Série 7, e Tigre 309 número 10, todos de pêlos de Marta Kolinsky.Talvez, se necessário,os pincéis da Tigre 308 número 2/0 e 05, pêlos de Marta. Já os papéis, Superwhite 75g (resma de gráfica) para os rascunhos e composições de cada página, em grafites marcadores vermelhos e azuis e para finalizar o Fabriano Hold 300g a que melhor me adaptei.


Durante todo esse processo, eu já sabia que tais materiais eram os melhores e fazem-se necessários, mas quanto ao papel, mesmo sabendo de sua qualidade superior e sua preferência por quase todos os profissionais precisei tirar a prova para me garantir, do começo ao fim deste trabalho, e por fim não decepcioná-los.

Claro que cada caso é um caso e deve ter aquarelista que se dão bem com Montval. Apesar deu mesmo já tê-lo usado, desconheço quem goste. Agora vou cortar, dobrar, picotar, furar e costurar, criar uma capinha legal e transformar os dois blocos A3 de Montval (12 folhas cada) que ficaram de bobagem por um bom tempo em meus arquivos de papéis, em um sketchbook, para estudar. Não será de tudo uma perda e desta forma de muito me servirão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

composição, cores quentes e frias, iluminação e clima.

Por mais simples que seja, sua arte pode ficar ainda mais rica quando se tem todo um propósito estético em cada aresta. O que mais me chama a atenção nessa imagem foi o fato deu a tê-la desenhado em rascunho, no sketchbook, sem a mínima pretensão de criar esse clima todo em torno do momento apresentado. Mas, quando pensei em pintá-la, já comecei a dar forma, em pensamento, à sua atmosfera.   Na composição, de cara, temos uma luminária externa no centro exato da cena. O ambiente é noturno e só se percebe isso pela iluminação que nos mostra a noite estrelada ao fundo. À direita temos um close fechado nos detalhes de um pedaço de muro e uma janela (supostamente uma casinha de esquina), iluminada pela luz artificial. Percebe-se que a luminária substitui a luz da lua e cria sombras projetadas na parede da casa em cima de cores quentes, propositadamente, para aquecer um ambiente frio, mostrado pelas mangas compridas da blusa da personagem. Por fim, podemos perceber as duas metad

praça da liberdade

Saiba sobre o processo criativo dessa pintura em aquarela. Apesar de ter sido uma encomenda de uma grande amiga, confesso que foi o início de uma maravilhosa experiência para um futuro projeto pessoal onde eu encararei vários símbolos da arquitetura urbana da grande Belo Horizonte, em Minas Gerais e, quiçá, outras cidades pólos do país. Mas, ainda não tive como incluir tal projeto em minha agenda atolada de trabalhos e, portanto, ele ainda existe, mas em banho maria. Pintar a Praça da Liberdade foi simplesmente desafiador, tanto no contexto complexidade quanto na ideia de reproduzi-la com fidelidade e de maneira satisfatória.  Em seu processo criativo, primeiro de tudo fui até o local e tirei várias fotos. A cliente fazia questão que ela e o marido aparecessem de alguma forma e que o coreto e o prédio do Niemeyer também fossem planos de fundo. Por morarem muito próximos e a praça ser o quintal de suas casas, e que fazia parte de suas histórias, era importante captar cada

grisaille e underpainting lado a lado

O que você precisa saber sobre criar uma base monocromática para sua pintura em aquarela antes de aplicar qualquer outra cor. No método tradicional da pintura em aquarela, vamos trabalhando em camadas de cores que vão dos tons mais claros e transparentes (ao contrário de outras técnicas) aos mais escuros e até mesmo opacos, dependendo do grau de intensidade que desejamos dar ao resultado final. E o resultado final  (não se falando ainda do processo de desenvolvimento da pintura) tão importante ou mais do que o processo, para quem está sempre procurando desenvolvimento, nem sempre se chega da mesma forma para todos. É como nos softwares de arte digital, onde você tem mil ferramentas e cada artista trabalha à sua maneira com ferramentas diferentes para se chegar a um mesmo resultado. Nesse post sobre o processo de pintura monocromática , em alla prima , falo dos valores tonais que dão forma ao que se pretende pintar através de uma única cor. São esses valores que definem o volu